Corrida Dia do Pai 2013
DOZE MIL ABRILHANTARAM CORRIDA DIA DO PAI
Doze mil pessoas abrilhantaram este domingo a décima edição da EDP Gás Corrida Dia do Pai, fazendo na zona da Boavista uma grande festa portuense, já que a prova, tanto para a corrida com 10km como para a caminhada de 7km, tinha a partida e chegada junto ao Parque da Cidade, na mais renomada artéria da Invicta.
Foi um festa muito grande, e para um dos últimos dias do Inverno o tempo pode considerar-se ter ajudado à efectivação da mesma. Condições climatéricas satisfatórias deram a possibilidade de muitos milhares se expandirem na prática desportiva ao ar livre, encetando um ciclo importante de eventos organizados sob a égide da Runporto. De entre todos os que participaram há também um destaque muito importante a ter em conta, referente aos múltiplos pares de pais e filhos que quiseram fazer juntos o percurso, dando corpo a uma das ideias base que presidiu à criação deste evento.
A prova tinha também uma vertente competitiva e nesta o resultado foi favorável, no lado masculino, a Daniel Pinheiro, do Maia AC - um clube em forte expansão num ciclo difícil da vida e do desporto lusitanos - que se adiantou a Paulo Gomes, do CUA Benaventense, e a Artur Rodrigues, do NA Cucujães. Já no lado feminino a vencedora foi Marta Martins, uma jovem do clube da Associação de Leiria Juventude Vidigalense habituada a participar em provas da Runporto, ao distanciar Diana Almeida e Sónia Fernandes, duas atletas que actualmente representam o SL Benfica chegadas por esta ordem.
Os nomes mais sonantes anunciados para o evento participaram igualmente na corrida, fazendo-o em ritmo de treino e sem intenção competitiva. Foram os casos de Rui Pedro Silva e Alberto Chaíça, e sobretudo o de Jéssica Augusto, a sétima classificada da maratona olímpica de Londres no ano passado e que de momento está a cumprir um período de treino intensivo com vista à maratona comercial da capital inglesa que se realiza no próximo mês de Abril, num percurso diferente do olímpico em que a excelente atleta se estreou na distância dos 42195m.
Domingos Paciência, o actual treinador - e antigo grande jogador - de futebol foi o padrinho do evento, como pai que também é, e no final teve o prazer de poder entregar, na companhia do dr. José Syder, representante da EDP Gás, principal patrocinador da prova, um cheque no valor de 6 mil euros, obtido a partir do valor das inscrições, à Associação Bagos d´Ouro. Esta instituição de solidariedade social tem como missão apoiar crianças e jovens carenciados da região duriense.
Uma vez mais várias personalidades deram com a sua presença uma importante contribuição para a EDP Gás Corrida Dia do Pai, sendo de destacar a da vereadora da Câmara Municipal do Porto, drª Guilhermina Rego,e as das antigas atletas Aurora Cunha e Manuela Machado.