S. Silvestre Braga 2024
A 46ª edição da São Silvestre de Braga foi marcada por um momento de grande prestígio: a presença do Primeiro Ministro, Luís Montenegro, que deu o tiro de partida ao lado de Sameiro Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga.
O evento, que encheu as ruas da cidade com o espírito natalício e desportivo, começou às 19h00 na emblemática Praça da República, tendo a participação de três mil atletas e milhares de espetadores. A presença de Luís Montenegro trouxe um destaque especial a esta celebração de energia, união e tradição, reafirmando a importância da prova no panorama desportivo nacional.
Primeiros lugares no pódio ficaram ‘em casa’
Na prova principal de 10 km, os atletas demonstraram um elevado nível competitivo.
O primeiro lugar masculino foi conquistado por Diogo Rosário (SC Braga), que completou o percurso em 28m:46s. Em segundo lugar ficou Lounes Benamara (Clube Campismo S.J. Madeira) com o tempo de 28m:49s, seguido por Luis Oliveira (RD Águeda), que alcançou a meta em 28m:52s.
Entre as mulheres, o SC Braga ocupou os três lugares do pódio, Mariana Machado liderou a competição feminina, terminando com o tempo de 32m:02s, enquanto Laura Taborda ficou na segunda posição, com 32:18, e Vanessa Carvalho garantiu o terceiro lugar, completando o percurso em 32m:43s.
A Caminhada, com 5,7 km de percurso, contou com uma adesão expressiva de participantes de todas as idades, reforçando o caráter inclusivo do evento.
Cerimónia de Entrega de Prémios
A cerimônia de pódio contou com a presença de Sameiro Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda e João Rodrigues, vereadores do município, José Sousa, representante do ABB e Maria Antónia, em representação do Inatel. Durante o momento, foram oferecidas lembranças especiais à Câmara Municipal de Braga e ao patrocinador ABB, em reconhecimento pelo apoio à realização desta tradição anual, para realizar esta entrega esteve presente Jorge Teixeira, diretor da Runporto e Fernanda Ribeiro, atleta olímpica.
Um Evento de Sucesso
A São Silvestre de Braga reafirma-se como uma das provas mais icônicas do calendário desportivo nacional, proporcionando momentos de superação e convivência a todos os envolvidos.