Meia Maratona de Braga 2016
De acordo com o que foi amplamente anunciado teve hoje lugar a primeira edição da Meia Maratona de Braga e o que não podia ser senão antecipado, porém, também se concretizou, tendo a Cidade dos Arcebispos, ou a airosa Bracara Augusta, assistido ao nascimento de um grande evento, de uma prova com largo futuro. Após a recente criação da sua Corrida de São João, Braga tem agora a possibilidade de se expressar através da sua Meia Maratona, que foi acompanha por uma Mini/Caminhada sem fins competitivos com 6 km de extensão.
O tempo ajudou e um dia fresco mas inundado de sol invernal ajudou à festa, participada por 4200 pessoas, com 3000 de entre elas na prova de 21097m, e as restantes 1200 na Mini. O tempo ajudou os que correram e caminharam mas também foi simpático para com quem quis assistir ao evoluir dos mesmos nas bermas das ruas, num percurso citadino de excelente perfil e adequado à obtenção de bons resultados. De facto foram também muitos milhares os que estiveram no evento pelo lado de fora, de forma a ajudar a uma grande festa da corrida e do movimento.
No sector masculino o triunfo foi para atleta marroquino, há largos anos residente em Espanha, Hassan Louhkili, ao finalizar em 68m18s, seguido por Rui Muga, do CA Mogadouro, a 19 segundos, e por Artur Rodrigues, do GDC Guilhovai, com 69m02s. Loukhili, que completará 44 anos em Setembro próximo, tem sido nos últimos anos uma presença constante na Meia Maratona Manuela Machado, de Viana do Castelo, tendo mesmo obtido o terceiro lugar na edição desta época. Detém igualmente um excelente recorde pessoal na distância, com 61m32s, estabelecido na corrida de Casablanca em 2003.
No lado feminino a grande figura da prova não deixou os seus créditos por mãos alheias, e assim Filomena Costa viria a impor-se com clareza, no tempo de 77m55s, adiante da veterana (40 anos feitos a 20 de Fevereiro) Cláudia Pereira (78m43s), agora envolvida no renascer do projecto atlético do Sport Comércio e Salgueiros, um clube histórico da Invicta, e de Joana Costa, este ano no SL Benfica (80m11s). Filomena continua a espreitar uma possível vaga para a maratona olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro, em Agosto próximo, prova para qual Portugal tem quatro grandes candidatas para os três lugares existentes - ela, mais Jéssica Augusto, Sara Moreira e Ana Dulce Félix.
Aspecto importante do evento, e que o ajudou a abrilhantar, mostrou-se a homenagem que a Câmara Municipal de Braga prestou às equipas do principal clube da cidade, o Sporting de Braga, que nos anos oitenta e noventa do século passado tantas Taça dos Campeões de crosse e estrada trouxeram para o Minho e para Portugal, sob a liderança da Profª Sameiro Araújo, a mais renomeada técnica de atletismo de Portugal e hoje vereadora no pelouro do desporto da edilidade bracarense. Entre outras, compareceram à homenagem atletas míticas do SC Braga, como Albertina Machado, Fernanda Marques e Manuela Machado, que assim puderam ouvir palavras de reconhecimento por tanto que deram ao desporto olímpico número envergando as cores do nosso País.
No final de um evento para lembrar com emoção, ficou desde já marcada a data para a segunda edição da Meia Maratona de Braga, que assim terá lugar a 12 de Fevereiro de 2017.